sábado, 30 de junho de 2012
emilie chollat
"Le temps des cerises"
Emilie Chollat vive na França, em Marselha e formou-se na escola de artes decorativas em Estrasburgo.
Trabalha para editoras francesas e norte-americanos e revistas.
http://www.emiliechollat.com/
coreamor
Artista Clarisa Lima
http://coreamor.wordpress.com/
Se desejarem saber mais sobre as peças de bijutaria desta grande artista escrevam para:
coreamor.bijutaria@gmail.com
coisas de cereja na festa da cereja 2012
Coisas de Cereja no IV Capitulo da Confraria da Cereja de Portugal, bem-haja pelo convite!
(foto propriedade da Confraria do Cão da Serra da Estrela)
sexta-feira, 22 de junho de 2012
delicias de cereja
"É fantástica a relação que se cria entre blogs e blogueiros, então no que toca aos blogs de culinária podemos dizer que não existem fronteiras e que na generalidade existe uma relação saudável e até de cumplicidade entre alguns deles, nunca me imaginei a comentar ou a visitar blogs estrangeiros com a frequência com que o faço hoje em dia, e muito menos a participar em desafios propostos por esses mesmos blogs, mas na realidade dou comigo a melhorar o meu francês, a relembrar o inglês e o alemão e até a aprender italiano e castelhano para poder acompanhar e fazer receitas que vejo por esse mundo fora.
As receitas que vos trago hoje foram pensadas especialmente para participar num desafio proposto pelo Futuro Bloguero do Lazy Blog, um blog espanhol que acompanho há algum tempo e que nos brinda com receitas de abrir o apetite até ao mais esquisitinho.
O que ele nos pediu foi tão simplesmente uma receita feita com cerejas, mas teria de ser com "Cerezas del Jerte", acontece que por aqui não se encontram dessas cerejas e também por uma questão de promover a economia nacional, decidi-me então pelas não menos famosas Cerejas do Fundão, não sei exactamente qual a variedade que usei mas eram escuras, doces e carnudas como uma cereja deve ser.
A escolha da receita é que foi mais difícil, não queria cair na tentação de escolher um doce, e para mim as melhores cerejas comem-se ao natural e se forem apanhadas directamente da árvore ainda melhor.
Fiz então duas coisas, para começar uma Sangria de Cava Morangos e Cerejas que o tempo está quente e apetece algo refrescante.
Como prato principal Bifes de Perú com Molho de Cereja e Vinho do Porto e com estas duas propostas não me consegui decidir por qual escolher para enviar resolvi mandar as duas.
E agora, missão cumprida posso ir de férias sossegada. Até breve!"
Sangria de Cava com Cerejas e Morangos
Ingredientes:
- 12 morangos pequenos
- 20 cerejas
- 40 g de açúcar
- 10 cl de Triple Sec ou Cointreau
- 1 garrafa de cava (usei Freixenet Reserva, Carta Nevada)
- folhas de hortelã q.b.
- Cubos de Gelo a gosto
Preparação:
Lavar e cortar os morangos às rodelas.
Lavar, descaroçar e cortar as cerejas às rodelas.
Colocar a fruta num jarro, polvilhar com o açúcar e regar com o Triple Sec, colocar no frio.
Na hora de servir adicionar-lhe o cava bem gelado, o gelo e as folhas de hortelã.
Notas: Pode substituir o cava por espumante ou mesmo por vinho branco embora o resultado final seja diferente.
Esta é uma bebida forte, se preferir um teor de álcool mais fraco pode adicionar água tónica ou gasosa.
"Passemos então ao prato principal.
Eu sei que sou suspeita mas quer eu, quer o meu marido adoramos o resultado agri-doce da combinação do molho com os bifes, que faz de alguma forma lembrar a gastronomia medieval da península ibérica.
Quanto ao acompanhamento as nossas opiniões já foram divergentes e se fosse agora provavelmente teria optado por umas batatas fritas."
Bifes de Perú com molho de Cerejas e Vinho do Porto
Ingredientes:
- 2 bifes de perú
- sumo e raspa de 1 laranja
- 1 colher de chá de tomilho
- 1 ramo de salsa picada
- sal e pimenta q.b.
- 1 fio de azeite
- 6 colheres de Vinho do Porto
- sumo e raspa de 1 laranja
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 12 cerejas
Temperar os bifes com o sal, a pimenta, o tomilho, a salsa, 2 colheres de sopa de azeite e o sumo de laranja. Deixar a carne repousar no frigorifico durante uma hora.
Num tacho colocar o Vinho do Porto, o açúcar, o sumo e a raspa de 1 laranja e levar ao lume até levantar fervura, entretanto lavar e descaroçar 12 cerejas e adicioná-las ao molho. Deixar ferver até ficar com a consistência de uma compota e reservar.
Fazer um arroz branco a que se adicionou um raminho de salsa picada.
Fritar os bifes no restante azeite, até estarem dourados de um lado e do outro.
Servir os bifes com o molho de Vinho do Porto e Cerejas por cima com uma forma de arroz e verduras cozidas ou se preferir uma salada.
http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/
segunda-feira, 11 de junho de 2012
cherry gold
Sensibilidade à flor da pele
Se a natureza é a forma e os tons suaves a cor, o amor é o ingrediente principal desta nova coleção de Rosarinho Cruz. Composta por uma seleção de peças femininas, doces e subtis, com relevo, as suas criações transmitem a sensação de terem vida própria.
Ler mais: http://caras.sapo.pt/moda/2012/01/25/sensibilidade-a-flor-da-pele#ixzz1xW5lsvKo
the cherry on my cake
Luisa Sobral no IV Capítulo da Confraria da Cereja de Portugal
Luísa Sobral. Voz, guitarra, papel e caneta. E a partir daí todo um universo musical se gera para cada música composta. São 24 anos maduros de escolhas em aberto. Instintivos e sonhadores. «The Cherry on my Cake» é fruto de todas essas possibilidades. Músicas carregadas de imagens. Vídeos imaginados para cada compasso da música. É o primeiro disco assinado em nome próprio de uma viagem musical que começou logo aos 12 anos.
Foi com uma guitarra que iniciou a empatia com os instrumentos. Foi com a guitarra que percebeu de onde vinham os acordes das músicas dos pais. Dos Beatles e de outros. E foi com tenra idade que se entregou às canções únicas que o jazz eternizou. A capacidade da melodia viver por si só, sem necessitar de acompanhamento instrumental. Anotou nomes como Billie Holiday, Ella Fitzerald, Chet Baker, entre outros. E com eles partiu para a Berklee College of Music, em Boston (EUA), para se formar na área da música. Durante a estadia de 4 anos em Boston foi nomeada para «Best Jazz Song», no Malibu Music Awards (2008); «Best Jazz Artist» no Hollywood Music Awards ; «International Songwirting Competition» (2007) e ainda «The John Lennon Songwriting Competition» (2008).
Mas mais do que nomeações ou cadeiras completas, Luísa descobriu-se a cada ano. A identidade musical viria a desenvolver-se em Nova Iorque, para onde foi viver após ter terminado o curso em Boston (2009). Na bagagem já levava muito do que viria a consumar em canções que gravitavam na sua cabeça. Na dela e na da mãe de Luísa, que lhe confessou um sonho que teve de que o primeiro disco de Luísa chamar-se-ia «The Cherry on My Cake». A magia materna a tornar sonho em realidade.
A aprendizagem dos standards jazz, a tarimba de actuação em bares com repertório de música brasileira e a criação viva a toda a hora foram filtradas para canções que tanto começavam no papel como em acordes. Sucessões deles. Melodias trabalhadas e com imagens dentro. «I Would Love To», «Don`t Let Me Down», «Why Should I», entre outras músicas que se juntaram a um EP («My Funny Clementine»). O destaque para tema de arranque era óbvio: «Not There Yet». Um compasso ternário, qual valsa jazzy, com cores, refrão imponente e violinos no céu.
A composição do disco não se encerrou na língua inglesa. Entre idas e vindas a Portugal, actuou no Super Bock em Stock de 2009. No decorrer do concerto lamenta não ter uma canção cantada em português. No momento em que regressa aos EUA desenha um poema e melodia para «O Engraxador». Segue-se «Xico e Dolores». Para o disco que se desenhava, havia ainda a vontade de uma versão. Ninguém melhor do que Rui Veloso. Artista que o pai ouve insistentemente. Luísa registou a letra de Carlos Tê e tentou uma versão diferente para «Saiu para a Rua».
«The Cherry on my Cake» é o resultado de tudo isso. De quem sonha em viver em Paris - inspiração total pelo cinema francês. Do frenesim de Nova Iorque. Do afecto familiar de Lisboa. De Regina Spektor a Elis Regina. De Billie Holiday a Bjork. Dos anos 50 à ingenuidade. Do som à imagem. Da voz e do talento. «Tenho uma vida boa», resume.
luisa sobral
sábado, 9 de junho de 2012
sexta-feira, 8 de junho de 2012
saúde e bem estar
com a Professora Doutora Branca Silva (Professora do Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior) e Drª Telma Madaleno (Confraria da Cereja de Portugal)
sábado, 2 de junho de 2012
cereja nocturna
PROGRAMA
20H30
Concentração na sede da JUNTA DE FREGUESIA DO FUNDÃO
21H00
Saída para a "XVI MARCHA NOCTURNA"
INFORMAÇÕES:
www.gardunhaviva.com
INSCRIÇÕES:
5 E 8 ENGARDUNHADOS
CRIANÇAS ATÉ 14 ANOS - ISENTAS
NOTAS:
• A taxa de inscrição inclui lembrança, seguro de actividade, apoio logístico e reforço alimentar.
• As inscrições só são válidas com o preenchimento correcto do nome e data de nascimento.
• Deverão ser efectuadas até ao dia 30 de Maio de 2012 juntamente com o respectivo pagamento.
CONSELHOS ÚTEIS:
• Calçado cómodo e já habituado ao pé, preferencialmente botas de marcha.
• Peúgas macias, sem costuras.
• Roupa adequada ao estado do tempo.
• Lanterna.
• Máquina fotográfica para mais tarde recordar... e uma mochila cheia de boa disposição.
comboio da cereja
Fundão Turismo e CP organizam Comboio da Cereja
Integrado na campanha Cereja do Fundão, a Fundão Turismo, a CP e a Incentivos Outdoor irão organizar, todos os sábados, de 26 de Maio a 30 de Junho, o Comboio da Cereja, de acordo com o seguinte programa: 8.16h - Partida de Lisboa – Estação de Santa Apolónia 11.41h - Chegada à Estação de Caminhos de Ferro do Fundão 11.50h - Passeio pela Zona Antiga do Fundão 12.30h - Almoço 14.30h - Visita a um Pomar de Cerejeiras (Apanha de cereja) 15.30h - Visita à Vila de Alpedrinha 16.30h - Visita à Aldeia Histórica de Castelo Novo com oferta de chá e bolos regionais 17.30h - Partida para Castelo Branco 19.25h - Regresso a Lisboa O preço do programa será de 53,50 euros para adultos e 33,50 euros para crianças, sendo que o preço inclui a viagem em comboio intercidades, transfer, refeições, guias e seguro de acidentes pessoais. As inscrições poderão ser realizadas através dos contactos 249 132 746 / 919 583 822, nos dias úteis entre as 9.00h e as 13.00h e das 14.00h às 18.00h, ou pelo e-mail grupslbrg@cp.pt. |
a festa mais doce de 2012
Venda de Cereja
Concertos | Animação de Rua
Tasquinhas | Artesanato
Live-Cooking
Rota da Cereja
Colóquio da Cereja
Concertos | Animação de Rua
Tasquinhas | Artesanato
Live-Cooking
Rota da Cereja
Colóquio da Cereja
cerejas n´ A Moagem
A Moagem acolhe exposição “Cerejas” no Fundão
O município do Fundão promove, entre 02 de junho e 15 de julho, a exposição de pintura “Cerejas“, de Ambrósio Ferreira, na sala de exposições da Moagem.
Ambrósio Ferreira é pintor, desenhador e calígrafo, licenciado em pintura na Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa.
O conjunto de telas a expor teve como base os esboços realizados para a antologia “Cerejas – poesia de amor de autores portugueses”, de Gonçalo Salvado e Maria João Fernandes, coeditada pela Câmara do Fundão e pela Editora Tágide.
(Texto: Agência Lusa)
minis cereja
COVILHÃ / ALCONGOSTA
10 de JUNHO de 2012
PROGRAMA
09.00 h – Recepção parque de estacionamento do HOTEL TURISMO – Covilhã;
10.15 h – Prova de Destreza MINI, no parque de estacionamento do Complexo Desportivo;
12.00 h – Breve paragem na Praça do Municipio – (Porto de Honra, oferta RESTAURANTE MONTIEL;
13.00 h – Almoço no PARKURBIS – Tortosendo;
15.00 h – Chegada a ALCONGOSTA – FESTA DA CEREJA;
18.00 h – Lanche no CPT PINHOS MANSOS – Tortosendo.
FICHA DE INSCRIÇÃO: (INSCRIÇÕES ATÉ AO DIA 08 DE JUNHO)
CONTACTOS: JOSÉ LUIS – 919557608 / JOSÉ MATOS - 962654716
PAULO CARVALHO – 967359126 /
Subscrever:
Mensagens (Atom)